Olá amigos: Mais uma vez fizemos uma viagem ao Brasil.
Embarcamos no aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, às 09 horas directos a Lisboa para às 11,45 horas embarcar para Fortaleza, onde chegamos por volta das 18,45 horas.

Fomos para o Hotel Praiano: é este ao lado: visitamos a cidade e as praias que são óptimas com aquela temperatura de 32 graus e aquele vento leve, só para refrescar.
Visitamos um sobrinho da minha mulher, que vive nesta cidade apesar de ser do Rio de Janeiro, mas está lá há bastantes anos como militar, e não quer mais voltar para o Rio, porque na realidade quem tem filhos pequenos tem sempre algum receio.
Três dias depois embarcamos para São Luís do Maranhão, e fomos conhecer a cidade num turismo do próprio hotel, com um guia do local que era professor de história e deu-nos umas informações que foram óptimas, pois esta cidade tem muita história e passou por várias fases de invasões, por outros povos que não portugueses.

Foi fundada por franceses, depois expulsos pelos portugueses e logo depois de novo invadida por holandeses, que também foram da mesma forma expulsos e então a cidade foi novamente toda remodelada em estilo português, os prédios da cidade com azulejos portugueses daquela época colonial, e toda a arquitectura é portuguesa eles até hoje mantêm esta cidade, como os portugueses a deixaram à séculos muito bem cuidada e limpa.
O povo desta cidade é muito organizado, muito culto e ducado dizem e eu também posso confirmar que realmente é o povo brasileiro que melhor fala a nossa língua portuguesa no Brasil.
Estivemos lá 2 dias e Embarcamos para Manaus, capital do Amazonas: levou-nos mais ou menos 2,30 horas porque Manaus não está localizado à beira mar, está mais dentro do Estado Amazonas.

Esta cidade tem uma beleza extraordinária é toda banhada pelo Rio Negro, que parece um mar.
Este Rio vai encontrar-se com o Rio Amazonas mais ou menos a 2 horas de barco é quando se dá o tão famoso encontro das águas que todo o mundo ouve falar, e os turistas vão conhecer.
Estes dois Rios seguem lado a lado, sem misturar as águas, e só a 35 quilómetros de distância é que o Rio Amazonas, assume o seu destino tornando-se o Rio negro seu afluente.
Esta cidade Manaus, é realmente uma cidade diferente das outras cidades brasileiras! além de ser muito mais quente é muito húmida e por isso suporta-se bem o calor desta; e também como disse atrás, é toda envolvida em água.

Ficamos neste hotel acima: é o Tropical Hotel: muito grande e também interessante pois é só rés do chão e primeiro andar.
Daqui embarcamos num dos barcos de turismo e fomos ao encontro das águas, o que é muito interessante! a água não se mistura durante mais ou menos trinta quilómetros.
Só daí em diante é que o Rio Amazonas toma conta do Rio Negro para seguir até à foz ou seja até ao mar, que fica setecentos a quilómetros.
Depois desta cidade Manaus, nós viajamos para Cuiabá onde se encontra o famoso Pantanal, que é o lugar mais ecológico do Brasil, fomos numa avioneta de oito lugares e o aeroporto é bastante rudimentar é uma pista muito relativamente estreita e curta, mas para estes aviões pequenos é o bastante, chega bem e até porque não têm assim tantos turistas que queiram ou prefiram ir de avião a este local, eles preferem ir pela estrada, onde podem ver paisagens lindas.
Outra forma de chegar lá, é de carro ou de jipe 4x4 que é mais seguro ainda.
Isto quando não tem chove muito, porque quando isso acontece, só de avioneta se pode chegar lá, como nós fizemos porque fomos na época de inverno ao Brasil e nessa altura não tínhamos outra alternativa senão ir de avioneta, mas não deixou de ser uma viagem muito boa e engraçada, ou então não iríamos conhecer o Pantanal.
Esta foi uma visita de 2 dias, para andar de barco durante 4 horas a ver o verdadeiro paraíso ecológico do Brasil, que só se vê animais de toda a espécie.
Daqui viajamos para a Foz do Rio Iguaçú ao Sul do Brasil, que faz fronteira com a Argentina e Paraguai; é um lugar muito frequentado pelos turistas de todo o mundo, por ser muito conhecidas as Cataratas na foz do

Iguaçú! que caem do Rio Iguaçú no Rio Paraguai.
É realmente um acontecimento fantástico, as quedas caem de uma altura imensa! entre 80 a 90 metros e o barulho delas, provoca um som que à distância de vários quilómetros ouve-se plenamente bem, mas quem não souber para onde vai, até se assusta com este barulho ensurdecedor.
Estas quedas ocupam território brasileiro, paraguaio e argentino; por isso é chamado o lugar das três fronteiras, na qual tem uma grande ponte chamada a ponte da amizade; nós estivemos nos três países só dois dias e fomos fazer umas compras no Paraguai, e conhecer a Argentina, porque estava tudo junto.
A vantagem que tivemos entre os dois países, em matéria de fazer compras é que no Paraguai é zona franca, tudo é mais barato por isso nós acabamos por fazer compras no Paraguai.

Estivemos só dois, dias e viajamos para o Rio de Janeiro, onde fomos para o Hotel Rio Othon em Copacabana, justamente em frente a esta famosa praia do mesmo nome.
Aqui ficamos 4 dias, porque a família da minha mulher toda no Rio de Janeiro onde ela nasceu e viveu, até 25 anos de idade.
Entretanto viemos para o meu país que é Portugal, para a cidade Paços de Ferreira, onde vivemos até ao ano de 1979 e depois viemos morar na cidade de nome Santo Tirso.
Esta cidade fica a vinte quilómetros da cidade invicta o Porto, onde vivemos até hoje, e apor isso vamos muitas vezes ao Brasil não só visitar os parentes como também conhecer outro lugares que não conhecemos porque o Brasil tem sempre novidades.
Com isto despeço-me desejando-lhes muita saúde, a todos vocês, e façam como nós viagem.
Um grande abraço a todos.
Publicado por
Arlindo Barbosa