sábado, 30 de outubro de 2010

Viagem a Viena, Budapeste, Brnó e Praga.


Olá amigos: eu gosto de falar sobre viagens quer seja férias ou turismo cultural.
Eu fiz uma viagem a três países de Leste: Áustria, Hungria e República Checa.


Moro em Santo Tirso, a vinte e cinco quilómetros do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Embarcamos no dia 12 de Junho num avião da TAP, eu, a minha mulher e um grupo de casais amigos, para Frankfurt, (Alemanha).

Mudamos de avião com destino a Viena, (Áustria). Chegamos ao aeroporto num avião da Lufthansa às 15,45 horas.

Deixamos as malas no hotel e fomos dar uma volta à cidade, até à hora de jantar.
Dia 13 saímos para conhecer melhor a cidade da música. Em todos os cantos encontrávamos músicos idosos e jovens com instrumentos musicais, principalmente violinos.

Fomos visitar o Teatro da Ópera, o museu das Belas Artes, a Câmara Municipal, o Palácio schonbrunn, o Belveder e outros lugares históricos da cidade.


Dia 14 fizemos a viagem de autopullman para Budapeste (Hungria) passando por Visagrad. Chegamos ao Hotel, deixamos a bagagem e o resto do dia foi para conhecer a cidade.

Dia 15 tivemos o dia livre para conhecer melhor a cidade que é muito bonita, ela é dividida pelo Rio Danúbio, dum lado é Buda e do outro Peste, daí o nome da cidade Budapeste.
Do lado de Buda, que é a parte mais antiga da cidade mas muito bem cuidada e limpa, existem as vivendas da alta sociedade e as embaixadas estrangeiras. Do outro lado, Peste  fica o grande centro comercial onde se encontram os bons restaurantes e Hotéis.

Fomos conhecer a Praça dos Heróis, a Igreja de S. Mathias, o Bastião dos pescadores  o parlamento da Hungria, tão bonito como nunca vi, e o Bairro do Castelo.

De tarde, fizemos umas pequenas excursões à aldeia típica de Szentendre e Gulashe Party, onde jantamos num restaurante regional com música cigana ao vivo isto quase às 10 horas da noite.


Dia 16 de manhã saímos em direcção à fronteira com a República Eslovaca e paramos na sua capital Bratislava onde almoçamos.

Depois, seguimos para a República Checa, para a capital deste País (Praga) e para o Hotel.

Dia 17 de manhã fizemos a visita à cidade e visitamos os principais monumentos, o Castelo de Praga com a Catedral de San Vito, a praça do Município das mais belas da Europa que data da época Gótica com o pitoresco e muito famoso relógio do século XV.

De tarde, saímos com destino a Brno outra cidade daquele País, onde assistimos aos jogos sem fronteiras, na qual participou a equipa de Paços de Ferreira, cidade onde nasci, que representou Portugal ficando em 2º. Lugar por uma pequena falha senão ficaria em 1º. Lugar.


Aqui na cidade Brno visitamos o Casino Internacional com o Hotel de 5 estrelas onde ficamos hospedados uma noite.

Fomos a um restaurante jantar, mas sinceramente não gostamos nada, era um restaurante grego.
Dia 18 regresso à Áustria, passando por Tabor Trevão e St. Polten.

Chegados a Viena, com chuva mas mesmo assim deixamos a bagagem no Hotel e tivemos tarde livre para conhecer melhor a cidade e fazer algumas compras, visitar o ópera de Viena, que é muito grande e muito lindo.

Dia 19 fomos para o aeroporto, embarcamos num avião da Lufthansa, com destino a Lisboa /Porto e Santo Tirso a nossa cidade.
Fim da viagem.


Publicado por
Arlindo Barbosa
                                                                                                                 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Viagem a Cachoeiro Itapemirim, Vitória e Guaraparí (Brasil)

Olá amigos; eu vivi no Brasil e Trabalhei na profissão de viajante, por isso conheço a maior parte das cidades do Brasil, principalmente as maiores e gosto muito da cidade capital do Espírito Santo: Vitória.
No Estado do Espírito Santo, trabalhei em várias cidades como Muqui, Alegre, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirím à direita, terra do cantor (Roberto Carlos) não é cidade de praia só praia fluvial pois esta cidade fica no interior do Estado.
Guaraparí e Vitória, são à beira mar com lindas e maravilhosas praias, até medicinais como a de Guarapari, que fica situada a 55 quilómetros de Vitória mas a praia é bem diferente porque a areia é mais escura e por isso está provado à muitos anos que é medicinal vai muita gente de longe para esta praia para tratamento de doenças reumáticas e~são bem sucedidos.
Para estas cidades quase não viajava de avião, era mais fácil de combóio ou de autocarro porque assim eu trabalhava estas cidades que são relativamente perto umas das outras, fazia isto de autocarro.
Eu trabalhei com produtos ligados ás farmácias e perfumarias, foi assim que conheci estas cidades onde fiz boas amizades, pois aquele povo do Espírito Santo é muito hospitaleiro, por isso é fácil de se lidar com eles e tornar-se amigo.
Foi uma das fases da minha vida muito boas, que não dá para esquecer nunca porque eu além de gostar da minha profissão, aproveitava todo o tempo desocupado para conhecer lugares do interior do Brasil.
Esta cidade Cachoeiro tem este nome, porque passa o Rio Itapemirim no meio da cidade e torna-se um autêntico cartão postal.
Outra cidade que como São Luís do Maranhão, foi construída numa ilha, é Vitória a própria capital do Estado Espírito Santo, que tem outra grande cidade ligada a esta, sendo que não está localizada na ilha.
Tem o nome de Vila Velha e já foi a capital deste Estado, antes de Vitória é também uma bonita cidade.
Vila Velha é também bastante industrial, inclusive tem uma fábrica de bon-bons que são famosos a nível mundial, é bon-bons garoto.
Esta cidade ao lado é guaraparí, outra grande cidade começou por ser um lugar pequeno e depois com o turismo e também com a afluência de pessoas que necessitam de tratamentos, ela cresceu bastante como se vê ao lado, com tendências para crescer muito mais.

Com isto termino este trabalho que tenho bastante prazer em fazê-lo.

Publicado por
Arlindo Barbosa

Viagem ao Rio de Janeiro, Vitória e Salvador (Brasil)

Olá meus amigos:
Quando falo a respeito de viagens ao   Brasil, não sou capaz de resistir sem falar da cidade do Rio de Janeiro, porque na realidade eu gosto muito desta cidade.
Eu vivi lá durante dezassete anos e deixei lá bons amigos de infância
de quem tenho boas recordações: foi nesta cidade que passei a minha maturidade e a maior parte da minha juventude.
Fui para esta cidade com dezoito anos e voltei com trinta e quatro.  O rio de Janeiro é muito lindo, com muitas e boas praias, como Copacabana, Flamengo, Botafogo, Urca e muitas outras que só a zona sul tem, mas não só a zona sul, como também a zona centro e norte desta cidade, que também tem boas praias e muito frequentadas até por turistas que visitam o Rio de Janeiro e que fazem questão de conhecer estas praias.
A praia de Ramos que também é muito bonita e todas as praias da Ilha do Governador, que são em grande quantidade, pois esta Ilha é muito grande e por isso tem muitas .
A primeira cidade que conheci no Brasil foi o Rio de Janeiro, onde sempre estive concentrado a trabalhar em várias profissões e acabei por parar na de vendedor viajante que me deu muitas facilidades de conhecer muitas cidades do Brasil, que lhes vou enviar algumas imagens.
Nesta cidade como lhes disse acima deixei amigos portugueses e brasileiros, que no meu regresso a Portugal já definitivamente, eles foram ao meu embarque e o que me desejaram foi que eu não me encontrasse bem em Portugal, e tivesse de voltar para o Rio de Janeiro.
Vitória: é outra cidade muito bonita onde tem o segundo maior cais do porto, do Brasil, porque o primeiro é o de Santos em São Paulo. É o porto de tubarão em Vitória o seu nome que serve o Estado de Minas Gerais onde este embarca todo o produto de exportação, porque o estado de Minas Gerais sendo um dos maiores Estados do Brasil e talvéz dos mais ricos, o próprio nome dele está a dize-lo: Minas Gerais é um Estado que tem produção de tudo que o Brasil produz mas em grande quantidade.
O Estado de Espírito Santo, é um Estado mais ou menos em dimensão metade do nosso País, mas também é um estado que de modo geral tem tudo para não depender doutros estados do Brasil.
Agora vou falar doutra cidade muito importante do estado da Baía ou seja a capital deste Estado e que foi a primeira capital do Brasil.
Chama-se Salvador esta cidade é cheia de beleza: belas praias, muitos monumentos, muitas igrejas antigas da época colonial, que no seu interior têm muito a ver com a história portuguesa, pois estas igrejas são demasiadamente parecidas com as nossas mais antigas.
Foi neste estado da Baía na cidade de Porto Seguro, no lugar de Cabrália que o Brasil foi descoberto
por Pedro Alvares Cabral, um português de Belmonte, no ano de 1.500, quando numa das viagens para a Índia, que com mau tempo no mar acabaram por se desorientar  e foram parar ao Brasil.
Como disse antes, Salvador foi a primeira capital do Brasil, depois é que passou a ser o Rio de Janeiro,que também deixou de ser há poucos anos para passar a capital para Brasília.
Salvador da Baía está situada no nordeste do Brasil, é um dos estados mais produtivos do Brasil por ser muito fértil desfruta de uma produção agrícola bastante rica desde o café a todos os ceriais e também é nesta cidade que se encontra os maiores monumentos do País é uma cidade antiga com muita história, a começar pelos descobrimentos, esta cidade tem um passado muito importante, que faz parte da nossa história. É aqui que se encontra as mais bonitas igrejas deste país como disse acima.
Eu quando completei bodas de prata, ou seja vinte e cinco anos de casado, fomos comemorar em Salvador numa das mais belas igrejas do Brasil é a Igreja do Bonfim.
 Onde se passaram cenas da telenovela brasileira, Gabriela cravo e canela baseada no romance de Jorge Amado um dos maiores escritores do Brasil e do universo. Pois quem gosta de ler romances, concerteza que conhece as obras deste grande escritor baiano.
Mas tem outros baianos de muito nome, por exemplo:
Um grande poeta que já não se encontra entre nós, chamado Vinícios de Morães e bastantes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Djavan Maria Betânia e outros que não me vem à lembrança porque são muitos realmente.
 Mas também se for falar de todos que conheço, não saímos mais daqui porque são mesmo muitos artistas e poetas como Vinícios de morais, Jorge Amado, Castro Alves, Pedro Cézar, Myriam Fraga da academia de letras da Baía e outros.
Esta imagem que estão a ver ao lado é a igreja do Bonfim, mas vou mostrar outra imagem de Salvador, que é muito bonita e digna de se ver e apreciar, porque é na verdade uma terra maravilhosa só não dá valor quem não  conhece esta bonita cidade.
Praias muito boas, água com uma temperatura fora do normal, esta cidade é muito populosa tem à volta de quatro milhões de habitantes.
Muitas indústrias, muito comércio com grandes centros comerciais.
Caros amigos um grande abraço a todos que vierem a este blogue.


Publicada por:

Arlindo Barbosa