Olá amigos: eu gosto de falar sobre viagens quer seja férias ou turismo cultural.
Eu fiz uma viagem a três países de Leste: Áustria, Hungria e República Checa.

Moro em Santo Tirso, a vinte e cinco quilómetros do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Embarcamos no dia 12 de Junho num avião da TAP, eu, a minha mulher e um grupo de casais amigos, para Frankfurt, (Alemanha).
Mudamos de avião com destino a Viena, (Áustria). Chegamos ao aeroporto num avião da Lufthansa às 15,45 horas.
Deixamos as malas no hotel e fomos dar uma volta à cidade, até à hora de jantar.
Dia 13 saímos para conhecer melhor a cidade da música. Em todos os cantos encontrávamos músicos idosos e jovens com instrumentos musicais, principalmente violinos.
Fomos visitar o Teatro da Ópera, o museu das Belas Artes, a Câmara Municipal, o Palácio schonbrunn, o Belveder e outros lugares históricos da cidade.

Dia 14 fizemos a viagem de autopullman para Budapeste (Hungria) passando por Visagrad. Chegamos ao Hotel, deixamos a bagagem e o resto do dia foi para conhecer a cidade.
Dia 15 tivemos o dia livre para conhecer melhor a cidade que é muito bonita, ela é dividida pelo Rio Danúbio, dum lado é Buda e do outro Peste, daí o nome da cidade Budapeste.
Do lado de Buda, que é a parte mais antiga da cidade mas muito bem cuidada e limpa, existem as vivendas da alta sociedade e as embaixadas estrangeiras. Do outro lado, Peste fica o grande centro comercial onde se encontram os bons restaurantes e Hotéis.
Fomos conhecer a Praça dos Heróis, a Igreja de S. Mathias, o Bastião dos pescadores o parlamento da Hungria, tão bonito como nunca vi, e o Bairro do Castelo.
De tarde, fizemos umas pequenas excursões à aldeia típica de Szentendre e Gulashe Party, onde jantamos num restaurante regional com música cigana ao vivo isto quase às 10 horas da noite.

Dia 16 de manhã saímos em direcção à fronteira com a República Eslovaca e paramos na sua capital Bratislava onde almoçamos.
Depois, seguimos para a República Checa, para a capital deste País (Praga) e para o Hotel.
Dia 17 de manhã fizemos a visita à cidade e visitamos os principais monumentos, o Castelo de Praga com a Catedral de San Vito, a praça do Município das mais belas da Europa que data da época Gótica com o pitoresco e muito famoso relógio do século XV.
De tarde, saímos com destino a Brno outra cidade daquele País, onde assistimos aos jogos sem fronteiras, na qual participou a equipa de Paços de Ferreira, cidade onde nasci, que representou Portugal ficando em 2º. Lugar por uma pequena falha senão ficaria em 1º. Lugar.

Aqui na cidade Brno visitamos o Casino Internacional com o Hotel de 5 estrelas onde ficamos hospedados uma noite.
Fomos a um restaurante jantar, mas sinceramente não gostamos nada, era um restaurante grego.
Dia 18 regresso à Áustria, passando por Tabor Trevão e St. Polten.
Chegados a Viena, com chuva mas mesmo assim deixamos a bagagem no Hotel e tivemos tarde livre para conhecer melhor a cidade e fazer algumas compras, visitar o ópera de Viena, que é muito grande e muito lindo.
Dia 19 fomos para o aeroporto, embarcamos num avião da Lufthansa, com destino a Lisboa /Porto e Santo Tirso a nossa cidade.
Fim da viagem.
Publicado por
Arlindo Barbosa